Solidão X Solitude

Estou mesmo sozinho?

Rachel Schatz

10/25/20232 min read

red rose flower by gray concrete brick wall at daytime
red rose flower by gray concrete brick wall at daytime

O que é solidão? Fácil de sentir mas não tão fácil de explicar, a solidão é o sentimento de estar separado dos outros, de não pertencimento, que muitas vezes vem acompanhado também de angústia e tristeza. De acordo com a sabedoria popular, é sentir-se sozinho mesmo estando rodeado de pessoas. E quem nunca se sentiu assim? Possuir o sentimento de solidão é algo natural de acontecer e nos deparamos com ele em alguns momentos da vida. O problema é quando ele se torna uma constante e não conseguimos mais nos desvencilhar deste sentimento, passando a acreditar que, independentemente de quantas pessoas nos cerquem, e mesmo se mostrem amáveis e disponíveis, estamos sempre sozinhos e não podemos contar com ninguém.

Já solitude é uma sensação positiva do estar sozinho; é escolher estar só, ter prazer nisso e aproveitar este momento de contato com a própria individualidade. É sentir-se completo e preenchido, contando apenas com sua própria presença. Obviamente que este também é um sentimento pontual e que todos nós também temos a necessidade de socialização e contato com outras pessoas. Entretanto estes momentos servem para agregar à nossa individualidade, e não para nos preencher por completo.

E como ficam estas questões para aqueles que decidem mudar de casa, de cidade ou de país? Que resolvem, por motivos particulares, deixar para trás sua casa, sua família, seus colegas de trabalho e amigos de infância? Nenhuma mudança é fácil, mas aquelas que nos tiram de um ambiente já conhecido e acolhedor tendem a ser ainda mais difíceis. É muito comum pessoas que antes se encontravam estáveis emocionalmente, sofrerem um abalo muito grande quando iniciam uma nova jornada em um lugar diferente, longe daquilo e daqueles que antes faziam parte de sua rotina. O sentimento de solidão preenche a alma e, de repente, o que antes era o sonho de uma nova vida, vira o pesadelo do solitário. Entender que a solidão pode se tornar um grande e problemático companheiro é fundamental para trabalharmos em favor de transformações positivas no nosso dia-a-dia, buscando nosso bem estar e lembrando daquilo que faz parte de nossa identidade e nos ajuda a sentirmo-nos completos e preenchidos.

Se você está passando por isso e não sabe por onde começar, que tal procurar um terapeuta, que vai te ajudar a entender de onde vem esse sentimento e qual a real dimensão que ele já tomou? Nunca é tarde para mudar; nunca é tarde para recomeçar; nunca é tarde para usufruir da solitude e não se entregar à solidão. No fundo, nunca estamos sozinhos.

por Rachel Schatz