Imigração e Identidade

O impacto da mudança de país na percepção que temos sob nós mesmos.

Rachel Schatz

7/17/20251 min read

woman wearing white shirt
woman wearing white shirt

Os impactos da imigração vão muito além da mudança de cidade, estado ou país.

Nós, desde que nos entendemos por indivíduos, construímos quem somos baseados na nossa relação com aquilo que nos cerca: família, amigos, ambiente, cultura. É através da relação com o outro que nos modelamos, nos adaptamos e formamos nossa personalidade.

Quando migramos, todo este invólucro que nos cerca se desfaz. Ele já não existe como lugar conhecido, como ambiente de pertencimento. A tarefa agora é encontrar e construir este lugar dentro de outro país, outra cultura e outras relações. E essa tarefa não é fácil e muitas vezes nos vemos perdidos.

Se já não reconhecemos aquilo que nos valida, o reconhecimento de si próprio se torna um desafio. Quem sou eu no ambiente familiar, se a família já não está aqui? Ou quem me reconhece profissionalmente, se precisei abrir mão da carreira por conta da migração? E os amigos, que antes me entendiam pelo olhar, agora não compreendem o desafio de aprender um novo idioma e de tentar adaptar-se a uma nova realidade que se impõe? Onde eu me encaixo e me encontro no meio de tudo isso? Pois é, muitas vezes não nos encontramos e o sentimento de sentir-se perdido é onipresente.

E como resolver isso? Como voltar a reconhecer-se dentro desta nova realidade? A psicoterapia é a chave. Entrar em contato com estas questões e refletir sobre o momento no qual se encontra é fundamental para iniciar o processo de reconstrução da própria identidade. Porque sim, você vai reconstruí-la, e não recuperá-la, afinal, ela já não é mais a mesma e não podemos recuperar algo que não existe mais.

Precisa de auxílio nesse processo? Entre em contato comigo. Ficarei feliz em fornecer as ferramentas necessárias para que você reconstrua sua identidade, independentemente de onde esteja.